São João Del Rei – Memorial Tancredo Neves

27 jan

tancredo 01

Oi gente!! Quem me acompanha pelo Instagram sabe que eu estive viajando no final de semana, rodando com a equipe do Carona para fazer várias matérias que logo estarão no ar. Por causa da viagem não consegui atualizar o blog ontem, mas um dia sem post tem perdão né?

Amo visitar as cidades históricas de Minas. Sou até chata de tão apaixonada que sou pelo meu estado! São João Del Rei tem uma atmosfera única, e o povo lá é tão acolhedor que não tem como descrever.  A cidade é um charme, com muitas edificações tomabadas e tanta história pra contar…

Visitei o Memorial Tancredo Neves, que conta tudo sobre a vida deste que foi o maior nome da política mineira do século XX e um dos maiores estadistas da história do nosso país. Ele nasceu em São João Del Rei, e é lá que está sepultado. Tancredo é o nome que vem a cabeça quando falamos de um momento crucial do Brasil, o movimento das Diretas já. Eleito Presidente do Brasil por eleições indiretas em 1984, ele faleceu antes da posse, após 39 dias de internação, e a diverticulite foi a responsável por encerrar seu capítulo na história do Brasil.

Existe, em São João Del Rei, o Solar dos Neves, que é a casa onde ele viveu e também é tombada. O memorial fica a poucos metros dali, numa outra casa doada para esse fim. O interessante é a combinação do casarão antigo, com os traços típicos daquela região, com a tecnologia que o memorial tem para contar todas as etapas da vida de Tancredo.

Tem tudo lá, desde as condecorações e documentos, até o vídeo com a entrada ao vivo da Globo informando seu falecimento. É um passeio muito legal, recomendo muito.

 Memorial_tancredo_neves_ceciliaribeiro.blog.br

A igreja nas fotos é a Igreja de São Francisco de Assis, de quem Tancredo era devoto. Logo atrás está o cemitério onde ele está sepultado. A Igreja é linda e também vale uma visita.

Como viajar é uma das minhas grandes paixões, sempre vou postar essas dicas do que fazer por esses lugares onde passo. O que acham?

Share

Se você perdeu no Blog:

  • Regin@ Rassilan Rassilan

    Oi Cecília, tb gosto demais das cidades históricas de MG, já fui em São João Del Rey, Tiradentes (viajei de Maria Fumaça de uma cidade para outra). Fui em Ouro Preto, Diamantina, Araxá entre outras.
    Lembro bem do Solar dos Neves e acho ótimo vc divulgar a história de Minas para que muitos conheçam através do seu blog.

  • http://twitter.com/ReginaRassilan Regina Rassilan ??

    Oi Cecília, tb gosto demais das cidades históricas de MG, já fui em São João Del Rey, Tiradentes (viajei de Maria Fumaça de uma cidade para outra). Fui em Ouro Preto, Diamantina, Araxá entre outras.
    Lembro bem do Solar dos Neves e acho ótimo vc divulgar a história de Minas para que muitos conheçam através do seu blog.

  • http://twitter.com/JanaVix9 Jana

    Nossa, lindo! Pena que não conheço… Snif!

  • Natália Silva

    Adorei!sensacional o post!haha!Bjos!!

  • http://www.viaggiando.com.br Camila Navarro

    Cecília, você sabe que o páreo é duro para saber quem é mais apaixonada por nossas cidades históricas, né? ;-) Além das tradicionais (já conheço quase todas!) adoro descobrir umas belezuras menos famosas, como Itapecerica, Perdões, Campanha… Nao são turísticas, mas guardam lindos tesouros da nossa história, antiga ou um pouco mais recente. Mas preciso voltar a São João! Estive lá em 2005, mas desde então só retorno à minha queridinha Tiradentes. Você me animou a mudar o caminho na próxima vez!

  • Dirceia Silveira

    Dirceia Silveira