Para ler: Fidel, o Tirano mais amado do mundo

10 jan

Pra ler e ficar indignada!  Fidel, o Tirano mais amado do mundo é um relato de um cubado, que vive nos Estados Unidos e que não entende a complacência do mundo diante das atrocidades do ditador.

cecilia ribeiro

cecilia ribeiro
cecilia ribeiro

A verdade é que a gente sabe muito pouco sobre Cuba né? Sabemos que tem um embargo americado, sabemos que muitas pessoas arriscam a vida atravessando o mar em embarcações precárias para tentar chegar até os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, mas não temos vaga noção do que leva tanta gente à arriscar a vida para fugir de sua pátria.

Quem gosta de moda tem que ficar bem ligado pra não sair por aí levando uma mensagem na camiseta que é totalmente incoerente. As camisetas de Che Guevara então, que a gente vê por aí o tempo todo? Será que todo mundo que usa sabe direito quem foi ele? Parece bobo se preocupar com isso, mas nesse caso especificamente, muitas pessoas pintam de herói um Che sem saber por que. Particularmente, eu não exalto o “Viva la revolución!”.

Esse livro tem uma leitura bem fácil, com uma narrativa jornalística e um pouco ressentida demais. Vale muito!

Fotos: Rogério Cunha

 

Share

Se você perdeu no Blog:

  • Diego Araújo

    Quero ler! A Leya está com uma excelente linha de livros na área de política, história e humanas em geral, fugindo um pouco das utopias e do politicamente correto que dominam essas áreas do conhecimento em outras editoras. Recomendo fortemente “O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia – Um Ensaio de Ironia”, do Luiz Felipe Pondé (e os livros de história da mesma série, do Leandro Narloch, também são ótimos!).

    • http://ceciliaribeiro.blog.br Cecília Ribeiro

      Já li os três, e comecei na série por indicação sua!

  • http://www.viaggiando.com.br Camila Navarro

    Cecília, sabe que quando estive na Argentina, em 2007, trouxe uma camiseta do Che Guevara de lembrança para meu irmão? No início ele usava, mas depois começou a cursar Ciências Sociais e aposentou a camiseta. Depois eu também li mais obre o assunto e mudei completamente meu ponto de vista. Estranho ele ter virado um ícone quase de paz e amor, né?

  • Pingback: look de viagem

  • Alexandre Luiz

    ídola, vc podia postar mais sobre seus livros… indicações, o que vc gostou, ou não… Post sobre livros são sempre bem vindos. Abração do seu fã, rs

    • http://ceciliaribeiro.blog.br Cecília Ribeiro

      Toda semana um post sobre esse assunto! O dessa semana já está na agulha!